quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Estudos culturais: relações entre infância, escola e mídia

O artigo a seguir, resultado de parte de uma pesquisa de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, "tem por objetivos compreender as relações estabelecidas entre a televisão e as diferentes culturas infantis, assim como as formas com que docentes e escolas vêm buscando integrar essa discussão em seus espaços pedagógicos de formação e ensino.
A pesquisa conta com um referencial teórico-metodológico-político baseado nos Estudos Culturais, que busca, a partir da década de 60, compreender de outras formas as culturas e as relações de poder estabelecidas na sociedade contemporânea.
E, como um dos elementos de maior difusão dessa cultura midiática temos a televisão, que predomina nos cenários infantis através de programas destinados a sua faixa etária, mas que também povoa seus imaginários constituindo suas noções de consumo, sexualidade, violência, entretenimento, etc., através dos programas destinados ao público adulto. Investigamos assim as novas representações de infância na sociedade atual, permeadas por aparatos tecnológicos, e, principalmente, de que maneiras as escolas estão incorporando em seus currículos e ações pedagógicas o trabalho voltado à mídia-educação, que busca uma leitura crítica das mensagens e imagens veiculadas tanto na televisão quanto nos jogos eletrônicos, nos sites de relacionamento da internet, nos filmes, nas novas formas de escrita contemporânea."

Confira na íntegra o trabalho de Milene dos Santos FigueiredoElisete Medianeira Tomazetti acessando a página da UFSM.

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