terça-feira, 18 de outubro de 2011

Cinema, infância e educação

Este trabalho pretende explorar os conceitos de cinema, infância e educação e algumas das suas possíveis relações. Ele consiste numa busca teórica em diálogo com diversos teóricos e cineastas em função de ler as idéias de cinema, infância e educação tomando como eixo a experiência. Na primeira parte apresentamos algumas teorias do cinema e uma breve reflexão acerca do cinema como experiência. Na segunda, exploramos o conceito de infância, seu surgimento e agonia, assim como sua relação com a linguagem onde encontramos a experiência. Na terceira, abordamos a educação desde uma perspectiva prática, seguindo a psicologia russa e pensando na possibilidade da vivencia como unidade de análise da relação entre sujeito e mundo real e imaginário. No final, aproximamos algumas possibilidades da vivencia do cinema em tanto nos introduz no processo de projeção-identificação, aproximando-nos a nossa infância, ao outro e a fazer da educação uma experiência.

Adriana FRESQUET é Professora Adjunta de Psicologia da Educação na Faculdade de Educação na Universidade Federal do Rio de Janeiro onde coordena o projeto de pesquisa/extensão: Cinema para aprender e desaprender.

Contato: adrifres@uol.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

Clique aqui para baixar o artigo Cinema, infância e educação (cinemainfanciaeeducacao.pdf 182 Kb)

Nenhum comentário:

Postar um comentário