terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Criança, a alma do negócio


"Por que meu filho sempre me pede um brinquedo novo? Por que minha filha quer mais uma boneca se ela já tem uma caixa cheia de bonecas? Por que meu filho acha que precisa de mais um tênis? Por que eu comprei maquiagem para minha filha se ela só tem cinco anos? Por que meu filho sofre tanto se ele não tem o último modelo de um celular? Por que eu não consigo dizer não? Ele pede, eu compro e mesmo assim meu filho sempre quer mais. De onde vem este desejo constante de consumo?"

O documentário "Criança, a alma do negócio", produzido pela Maria Farinha Produções, com direção de Estela Renner e Marcos Nistri na produção executiva, tem como foco a reflexão sobre a publicidade direcionada para o público infantil, o estímulo à compra e suas consequências.

"A indústria descobriu que é mais fácil convencer uma criança do que um adulto, então, as crianças são bombardeadas por propagandas que estimulam o consumo e que falam diretamente com elas. O resultado disso é devastador: crianças que, aos cinco anos, já vão à escola totalmente maquiadas e deixaram de brincar de correr por causa de seus saltos altos; que sabem as marcas de todos os celulares mas não sabem o que é uma minhoca; que reconhecem as marcas de todos os salgadinhos mas não sabem os nomes de frutas e legumes. Num jogo desigual e desumano, os anunciantes ficam com o lucro enquanto as crianças arcam com o prejuízo de sua infância encurtada. Contundente, ousado e real, este documentário escancara a perplexidade deste cenário, convidando você a refletir sobre seu papel dentro dele e sobre o futuro da infância."

Este documentário está divido em 6 partes:
PARTE 1

PARTE 2

PARTE 3

PARTE 4

PARTE 5

CRÉDITOS


Um comentário:

  1. Achei ótimo este tema. O documentário ajudará e muito na lida dos pais com o desejo desenfreado dos filhos em querer ter todos os brinquedos que veem pela frente.

    Parabéns peLo trabalho. =}

    ResponderExcluir